PÚBLICO ALVO
Seniores

FORMAS DE IMPLEMENTAÇÃO
Médio a longo prazo
Ensaios regulares
Apresentações públicas

2017
A Minha Escola

Intervenção artística com seniores

Arte Sem Idade

Práticas artísticas comunitárias

Diante do aumento da expectativa de vida, é imprescindível viabilizar ações que contribuam para o bem-estar da pessoa idosa. É válido ressaltar que as instituições não podem furtar-se a olhar de frente o impacto do envelhecimento populacional, devendo perceber a necessidade de uma socialização que se dê conta da extensão da vida com as suas novas exigências.

O projeto promove a ideia da arte acessível a todos através da experimentação. Tornando o envelhecer um contínuo viver de experiências criativas, utilizamos o poder da arte como veículo de treino cognitivo, da memória e da motricidade, simultaneamente como meio de expressão individual, partilha de emoções, vivências, experiências, e desenvolvimento da criatividade.

Os benefícios comprovados das práticas artísticas, com esta população em particular, contribuem para o contínuo desenvolvimento e fomentam a autonomia, a auto-estima positiva, o preservar da sanidade e o retardar da demência, o bem-estar individual e colectivo e um saber viver com as suas limitações e potencialidades.

O processo de experimentação, como desbloqueador de emoções, pulsões reprimidas e potenciador de autoconhecimento. Em cada processo criativo, os figurinos, cenários e adereços, banda sonora, são de criação coletiva.

 

“Valorizamos as dimensões
artística e de pedagogia teatral”

Rugas, Associação Cultural