Megafone

A partir de obras do Plano Nacional de Leitura

CRIAÇÕES E CO-PRODUÇÕES

Felizmente Há Luar, de Luís de Sttau Monteiro

Lisboa há-de cheirar toda a noite a carne assada, excelência, e o cheiro há-de-lhes ficar na memória durante muitos anos… sempre que pensarem em discutir as nossas ordens, lembrar-se-ão do cheiro… É verdade que a execução se prolongará pela noite, mas felizmente há luar…

Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett

Oh! que o não saiba ele ao menos, que não suspeite o estado em que eu vivo… este medo, estes contínuos terrores, que ainda me não deixaram gozar um só momento de toda a imensa felicidade que me dava o seu amor. Oh! que amor, que felicidade… que desgraça a minha!

Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett

Protesto-lhe que hoje foi o último dia da minha vida que me deixei cair neste maldito vício… E nem eu sei como foi; queria-me defender… vinham umas atrás das outras… por fim… não sei… Mas acabou-se: não torno mais a mentir; custa muito, dá muito trabalho.

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

Num ancoradouro, dois barqueiros, um Anjo e um Diabo, aguardam passageiros que viajam para o outro mundo. Este é o pano de fundo para o quadro que Gil Vicente, dramaturgo da corte portuguesa no século XVI, vai desenhar da sociedade de então.

Ulisses, de Maria Alberta Menéres

Grande parte da sua vida, passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses.

*Uma Obra a pedido

Este item, serve para que a escola, ou instituição, que pretenda uma obra específica, possa fazer uma “encomenda” e a equipa das leituras encenadas, depois de receber o pedido, trabalha-o e apresenta.

Ficha técnica

Coordenação de leituras Paulo Campos dos Reis, Ricardo G. Santos e Ricardo Soares

Co-produção MUSGO & RUGAS

Equipa de leitura Atores da MUSGO e da RUGAS

Ilustração Alex Gozblau

Duração de cada sessão entre 60min a 75 min

Espaço cénico 3m largura por 3m comprimento

Número máximo de plateia aconselhável até 100 pessoas

Público-alvo 11 a 18 anos e Famílias

2020

O projeto

Leituras encenadas a partir de textos do plano curricular do ensino básico e secundário que visam estreitar a relação entre teatro e literatura. Só actores, só clássicos da literatura em português. Os primeiros “falam” os segundos. Mais nada.